Welcome to our website !

Tutorial: Bermuda de Criança

By 19:47 , , ,


     Depois de um período de muitas festas, Natal em Curitiba, Ano Novo em Floripa, Aniversário do Du e uma catapora avassaladora que está por aqui, eu volto ao trabalho e aos post do blog. E em período de quarentena nada melhor que costurar, com crianças ao pé da máquina é claro!
     Antes do Natal fiz duas bermudinhas para meus pequenos comprei uns tecidos de caveirinhas e ficou super bacana. Eles adoraram as estampas e eu adorei o custo! :) Comprei 0,50 metro de tecido, com 1,40 de largura, para cada um e sobrou tecido. Agora em janeiro comprei mais meio metro para cada um, mas fui mais experta e econômica e com ½ metro de tecido fiz duas bermudas! Como as bermudas para o Ben são tão pequeninas consegui encaixar os moldes na sobra de tecido da bermuda do Du, e ainda sobrou um pedaço de 20x35cm. 
     O molde eu não fotografei o "processo" de produção, mas foi bem simples: dobrei ao meio na vertical a bermuda que eles já tinham, coloquei um papel embaixo e risquei  esticando bem o gavião para frente. Depois dobrei outra vez na vertical, só que colocando a parte de trás da bermuda para cima, e risquei também. Acho que ficou confusa minha explicação né? Vou tentar fotografar ou gravar para mostrar como eu fiz.
     Antes de tudo, me desculpe pela qualidade das fotos e vídeos, meu amadorismos predominada nesta cena, mas se mesmo assim você quiser ver... Divirta-se!
          Com o molde pronto você risca o tecido e corta 2 vezes cada molde, totalizando 4 peças de tecido. 

     

         Em seguida você coloca um par em cima do outro, frente com frente.

  
     Neste momento você vai fazer a primeira costura que parte do cós até o gavião, sem fechar as pernas. Não entendeu? Fiz um vídeo para visualizar melhor o que estou falando.


Foto do detalhe da costura até o gavião.


     Para ter certeza que fez a costura do modo certo, ela deve ficar como na imagem abaixo. Você deve fazer isto nos dois pares, aqui mostrei no molde da frente e repeti o mesmo processo no molde de trás.


     Agora costure os meio das pernas, ou o gavião da bermuda. Coloque os dois pares sobrepostos, frente com frente, e os una com uma costura nesta parte central. Veja o vídeo abaixo.


     Por fim, costure as laterais, as barras das pernas e a cintura, não esquecendo de deixar uma abertura para passar o elástico.


     Como falei no vídeo, uma opção é cortar com a tesoura de picotar e passar o zig-zag. Abaixo a imagem mostrar a peça já com o corte da tesoura de picotar.

     No detalhe é possível ver que é necessário deixar uma espaço de tecido entre a costura e o picote, e será rente ao picote que você costura o zig-zag (desculpe não fotografei esta parte!).


     Gostou? Acha que consegue fazer? Espero que ter ajudado, que você tenha perdido um pouco de medo da máquina. Deixo claro que não sou costurei profissional e não domino todas as técnicas de corte e costura, estou apenas compartilhando com vocês o meu método de costurar bermudas para os meus filhos. Não tenho um acabamento profissional e nem é este meu objetivo, apenas quero gastar menos com roupas e me divertir mais com esta terapia que é costurar.  Mostro aqui que uma máquina de costura ( a mais simples que existe) e uma cabeça criativa podem produzir coisas fantásticas e únicas, sem a "perfeição" e a repetição dos produtos fabricados e série.  Tenha uma boa semana e divirta-se com seus tecidos!





You Might Also Like

1 comentários

  1. Nossa adorei o passo a passo, acho q vou fazer pro meu filhote tb, só gostaria de saber como vc colocou o elastico?
    poe uma fotinha pra mim ter uma ideia e assim q eu fizer a minha te mostro.
    bjão adoro seu blog.

    ResponderExcluir